top of page

LABRECANTO

Oficinas

 26 de novembro das 16h às 18h | Estúdio 

Operação de Câmera com Wendella Alves

Wandella Alves.JPG

A oficina tem como objetivo ser a porta de entrada para aqueles que buscam aprender e desenvolver suas habilidades com captação de imagem e seus conhecimentos sobre as tecnologias envolvidas nessa área de atuação.

 

Wendella Alves é artista visual autônoma de Brasília, Brasil. Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB) e formada em Audiovisual pelo Instituto Federal de Brasília, em direção de fotografia pela Bucareste Ateliê de Cinema. Dirigiu a fotografia de um episódio da série "Lugar de Fala", e também de curtas-metragens como “Assíntota”. Participou de exposições como "Feira Brasília de Arte Contemporânea," no Espaço Cultural Renato Russo - DF (2022) e "Exposição DiverCidade" na Estação de Metrô Centro Metropolitano - DF (2022), assim como a exposição "AfroFuturo", no Museu Nacional da República - DF (2023). Recebeu o prestígio de ganhar os prêmios de “Melhor Fotografia” e "Melhor Direção" no Festival de Cinema de Ceilândia. A artista premiada, já expôs sua obra "Fé nas Crianças" em vários espaços, inclusive em Nova York. 

 27 de novembro das 09h às 13h | Sala de Aula 

Comunicante – Comunicação Cultural com Davi Mello

Davi Mello.jpg

Comunicante – Comunicação Cultural com Davi Mello

 

A oficina propõe a integração saudável entre a comunicação e as singularidades e diversidades de segmentos como a cultura, o empreendedorismo e o dia a dia de diversos fazeres. A vivência traz teoria e prática e detalha técnicas de uma assessoria de comunicação, integrando saberes e ferramentas como textos, fotos, vídeos e criatividade.

 

Cerratense, Davi Mello é nascido em Brasília. É comunicador formado pela vida e pela UnB. Aprendiz, pesquisador e amante das culturas populares brasileiras, onde mantém laços de amizade e aprendizado com brincantes e mestres de tradição oral. Há mais de 10 anos atua como fotógrafo, realizador audiovisual e assessor de comunicação. Em 2014, co-fundou a Pareia Comunicação e Cultura. Para além, brinca com pifes, batuques e principalmente com a poesia popular, publicando em folhetos de cordel.

Produção de Eventos com Lela do Cerrado

Lela do Cerrado.jpeg

Esta oficina visa capacitar profissionais capazes de organizar, planejar, orientar, gerenciar e acompanhar eventos corporativos, com foco em projetos artísticos e culturais. Inclui conteúdos sobre captação de recursos via leis de incentivo e fundos de apoio à cultura, além de financiamentos colaborativos (crowdfunding).

 

Minibio

Lela do Cerrado é nascida na Ceilândia (DF), é licenciada em Artes pela Faculdade Dulcina de Moraes. Atua como técnica em gestão cultural, arte-educadora e brincante. Executa consultorias, elaboração e prestação de contas para projetos nos setores público e privado. É fundadora da Tomada Conexões Artísticas, diretora de projetos na CUFA-DF e integrante brincante do grupo Batuqueiras.

 27 de novembro das 14h às 17:30 | Sala de Aula 

Assistência de Câmera com Kaique de Castro / Estúdio

Kaique de Castro.PNG

A Assistência de Câmera é uma função técnica que dá suporte à Direção de Fotografia desde a pré-produção de um filme, e só termina após a gravação com a devolução dos equipamentos. Na oficina de Assistência de Câmera você fará uma imersão em todas as funções de um assistente, seja como foquista, 2º AC ou vídeo assist, entendendo a hierarquia de um set de filmagem, as ferramentas indispensáveis para o trabalho, os equipamentos, tipos de conexões e cuidados, e finalizando com o processo de desprodução e dicas de bem estar.

 

Kaique, 26 anos, possui quatro anos de experiência na área de audiovisual. Nos últimos dois anos, se especializou em Assistência de Câmera, desenvolvendo suas habilidades em set e contribuindo para a captação de imagens. Está sempre aberto a novas oportunidades na profissão.

 27 de novembro das 14h às 17h e das 19:30 às 22h 

Elaboração de Projetos Culturais com Silvio Rangel | Sala de Aula

Silvio Rangel.JPG

A oficina de Elaboração de Projetos Culturais oferece uma oportunidade prática para participantes de diversas áreas aprenderem a desenvolver propostas culturais que promovam diversidade e inclusão. Os participantes irão explorar a estrutura de projetos, compartilhando ideias e recebendo retornos construtivos. A atividade inclui, escrita colaborativa visando os editais. É uma chance valiosa para adquirir habilidades que podem ser aplicadas em projetos do FAC, LIC e Lei Rouanet.

 

Sílvio Rangel é produtor cultural e cenotécnico com vasta experiência na elaboração e prestação de contas de projetos culturais no DF. Fundador da Empresa Sílvio Rangel Prod. Culturais, atua desde 1994 no fortalecimento da diversidade artística em comunidades periféricas, unindo educação, arte e transformação social.

 27 de novembro das 14h às 17h e das 19:30 às 22:30 

Doctor Script: Consultoria de Roteiro para Curta-Metragem com Arthur Gonzaga

Arthur Gonzaga.jpeg

Doctor Script de curta-metragem, uma análise profunda e revisão do roteiro, focada em aprimorar a estrutura narrativa, o desenvolvimento dos personagens, a coesão dos diálogos e a clareza temática. No encontro Arthur irá sugerir ajustes para potencializar o impacto emocional e visual, ajustando o ritmo, cortando excessos e refinando o estilo, sempre com o objetivo de garantir que a visão do diretor seja clara e envolvente para o público, respeitando o tempo limitado de um curta.

 

Arthur Gonzaga, cineasta de Ceilândia, tece filmes como quem borda memórias. Bacharel em Filosofia, ele descobriu na arte do cinema autorreferencial, sob o sol cubano da Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, sua forma de narrar o mundo. Especializou-se em Cinema na Fundação Álvares Penteado, e desde 2013 dá vida a imagens que contam histórias que refletem suas rachaduras e brilhos.

 28 de novembro | 09h às 13h | Sala de Aula 

Audiovisual – Roteiro, Captação e Edição com Thiago Soares

Thiago Soares.JPG

A oficina aborda o universo subjetivo da linguagem audiovisual, focando na expressão artística, narrativa emocional e interpretação pessoal. Serão abordadas ferramentas audiovisuais para contar histórias, transmitir emoções e expressar visões de mundo de forma criativa e pessoal, utilizando as ferramentas audiovisuais disponíveis no dia a dia.

 

Repórter fotográfico, vídeo documentarista e comunicador institucional, especialista em comunicação visual. Atua em projetos audiovisuais e fotográficos com ênfase na cultura tradicional brasileira e tradições populares. Possui larga experiência com comunicação institucional e publicitária de marcas, produtoras culturais e organizações do terceiro setor. Integra a equipe de comunicação do programa ORDAM, do Instituto Internacional de Educação do Brasil. É diretor da produtora Miracena e é membro do conselho do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF).

Ferramentas de Gestão de Processos de Produção com Jandira Queiroz

Jandira Queiroz.jpeg

Oficina voltada para pessoas que precisam utilizar ferramentas que auxiliem na organização, gestão e tráfego de informações dos seus projetos, sejam eles de pequeno ou de médio porte. Comunicadora social e consultora em planejamento estratégico. É especialista em comunicação organizacional, estratégias digitais e campanhas de mobilização para causas sociais. Tem ampla experiência em coordenação e gestão de projetos em organizações do terceiro setor, nas áreas de direitos sexuais e reprodutivos e direitos humanos, sociais e econômicos.

 28 e 29 de novembro 14h às 17h | Sala de Aula 

Oficina de Retratos: olhar e composição com Lys Gusmão

Lys Gusmão.jpeg

A oficina aborda os fundamentos da fotografia de retratos, desde a escolha de equipamentos até técnicas de luz e enquadramento. Em dois dias, os alunos aprendem a capturar retratos com qualidade técnica e artística, explorando como a luz transforma cada imagem. No encerramento, cada participante apresenta sua foto final, compartilhando escolhas e aprendizados.

 

Lys Gusmão é cria de Planaltina onde começou com uma câmera de celular e um sonho. Hoje, crio narrativas visuais que revelam a essência de cada pessoa e contam histórias verdadeiras.

 28 e 29 de novembro das 14h às 18h | Sala de Aula 

Introdução a Preservação Audiovisual: do digital ao analógico com Lila Foster

Lila Foster.jpeg

A oficina propõe uma incursão nas teorias, princípios e práticas da preservação audiovisual, passando por diversos formatos e pelos desafios da preservação digital e da produção contemporânea.

 

Lila Foster é curadora, pesquisadora e preservadora audiovisual.

 28 de novembro das 19:30 às 21:30 | Sala de Aula 

Oficina de Logger com Bruno Abreu

bruno abreu.jpeg

A oficina pretende abordar os aspectos introdutórios sobre logger e GMA, para produções no contexto de baixo orçamento. Serão abordados os conceitos técnicos, dinâmica de set e a relação do logger com a equipe de fotografia, configurações e equipamentos de trabalho, softwares especializados e exemplos práticos de como fazer cópias de arquivos audiovisuais corretamente.

 

Bruno Abreu é realizador audiovisual e trabalha no mercado audiovisual no departamento de fotografia há 5 anos. Tem formação em bacharel em Serviço Social pela Universidade de Brasília, além de ser técnico audiovisual pelo IFB - Recanto das Emas. Assinou como diretor de cena o curta documental “Negro, espelho meu”(2019), aonde foi premiado pelo 5ª Festival de Curtas Metragens do IFB com melhAtualmente dedica-se para a direção de fotografia, em que pode fazer parte do curta metragem “Dona Lia” e o longa metragem “Nós Nunca Esqueceremos” (2024).or documentário e melhor fotografia e também “Não é de hoje que é assim” (2024) em que foi premiado no 2º Cine de Expressão com Melhor Curta Metragem do DF e Entorno. Trabalhou na 2º temporada de “Thiago e Isis e os Segredos do Brasil” (2022) como 2º assistente de câmera e logger, no longa metragem “Desmemória” (2023) como logger, na 2º temporada de “Manual de sobrevivência para o século XXI” como 2º assistente de câmera e logger.

 29 de novembro das 10h às 12h 

Oficina Tá na Mão – Produção de Conteúdo Digital com Celular com Edson Barreto

Edson Barreto.JPG

Nesta oficina, serão compartilhadas ferramentas acessíveis no celular para criar vídeos e conteúdos incríveis para a internet. Serão destacados aplicativos úteis, técnicas de enquadramento e o impacto da Inteligência Artificial.

 

Com 30 anos de experiência no setor audiovisual, Edson trabalhou nas emissoras Band e Record e TV Globo. Nos últimos sete anos, atua no campo do marketing, integrando estratégias digitais e lançamentos. Durante essa trajetória, busca incessantemente inovação e aprendizado para criar conteúdos autênticos que conectem pessoas e marcas de maneira significativa, sempre aberto a novas tecnologias como a inteligência artificial.

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page